} .Header { text-align: center; } -->

18 setembro, 2011

Cristãos sem igreja ? O que você pensa disso ?



Algumas pessoas se dizem cristãs porém não possuem uma religião específica nem frequentam igrejas. Dizem que nenhuma igreja satisfaz plenamente suas indagações. Assim, preferem continuar com suas próprias convicções pessoais sem se ligar a uma instituição religiosa.

Seria esta uma forma de religiosidade mais autêntica, honesta e independente ? Ou você discorda de pessoas assim ?

Resposta de um leitor

Eu sou um deles. Há 10 anos que eu caí fora, porque o trabalho me forçou a isso. Eu trabalhava de 6:30 até as 20:00 de segunda à sexta e de 6:30 às 17:00 no sábado (contando com o meu horário de chegada em casa). Eu não queria outra coisa senão descansar no domingo.




Vou esporadicamente à uma ou outra, mas o que tenho visto me desanima a voltar. Cada vez escuto mais baboseiras e preocupações com doutrinas ao invés de pessoas. Em todos esses anos eu notei que:

a) Muitos procuram pêlo em ovo (Ex: "O batismo é em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ou em nome de Jesus?", "Existe predestinação ou não?"), e esquecem o objetivo.

b) Os pastores não sabem o que seus membros fazem. Ao contrário do que pensam, não há controle. Isso é ruim, porque não se identificam e portanto não podem combater os possíveis fanáticos.

c) A maioria depois que entra, freqüenta a escola dominical por uns 2 meses, depois desiste e passa a freqüentar só os cultos, mas nesses 2 meses ele já acha que é o dono da verdade e começa a tirar suas próprias conclusões.

d) Existem muitos que são fofoqueiros e caloteiros.

e) Apesar de ninguém ensinar a intolerância religiosa, os fanáticos (que não foram identificados) saem por aí a ofender as pessoas, achando que vão convencer alguém de alguma coisa.

f) A maioria dos membros não lê a bíblia, a não ser na hora da pregação, e a maioria tem pouco estudo. Lê e não entende.

g) Não existe uma preocupação com o ensino dessas pessoas, nem por parte dos líderes, nem por parte delas próprias. Afinal pra que estudar, se "Jesus vai voltar logo"?

h) Os que tem pouca cultura, ou os fanáticos acreditam em qualquer besteria que digam, como a estória da maionese Hellmanns e outras. Não são capazes de questionar nem verificar a veracidade da informação. Ouvem que o galo cantou mas não sabem onde. Isso me aborrece profundamente.

i) A proliferação desordenada de igrejas me irrita profundamente. A inércia dos evangélicos a esse assunto também. A maioria que abre hoje só fala em prosperidade, imagino porque.

E você(s) o que acha ? Deixe seu comentário .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...