} .Header { text-align: center; } -->

05 dezembro, 2011

Aluna adventista ganha direito a faltar aulas nas Sextas e Sábados

A justiça deu a uma estudante adventista o direito de não ir às aulas a partir das sextas a noite e aos sábados de manhã. Quielze Apolinário Miranda, de 19 anos, estuda numa universidade católica do interior de São Paulo e pertence à igreja Adventista do Sétimo Dia que prega o descanso nos finais de semana.


Ela diz ter tentado negociar com a faculdade mas a reitoria teria negado em várias instâncias o pedido da estudante que queria fazer trabalhos alternativos para abonar as suas faltas nas aulas de sexta a noite e aos sábados pela manhã. A aluna do 1º ano de relações internacionais da USC (Universidade Sagrado Coração) corria o risco de ser reprovada por causa da ausência nas aulas. “Geralmente, em outras faculdades é mais fácil. O pastor entrega uma cartinha falando sobre liberdade religiosa e o aluno consegue a dispensa”, afirma. “Aqui, não consegui”, relata Quielze.

O advogado da aluna, Alex Ramos Fernandez, que também é adventista e se especializou em causas como a de Quielze entrou com um mandado de segurança na Justiça Federal de Bauru no último dia 16 solicitando a substituição das atividades das 18h das sextas às 18h dos sábados por “prestações alternativas”, como trabalhos extraclasse. “O que ela estava buscando era uma igualdade para preservar o sentimento e a intimidade religiosa dela, diz. Nesses casos o aluno até estuda mais, pois os professores dão trabalhos mais elaborados do que assistir a uma aula.Não há uma quebra de isonomia entre os alunos”.

O juiz da 3ª Vara Federal de Bauru, Marcelo Zandavali, então concedeu uma liminar obrigando a USC a oferecer atividades alternativas à aluna. O magistrado discordou da universidade baseando sua decisão nos artigos 5º e 9º da Constituição e na lei paulista nº 12.142/2005, que assegura ao aluno esse direito em respeito à sua religião.


De acordo com a USC, ela alegou que faltou ao pedido de Quielze “amparo legal” e só irá se manifestar depois de ser oficialmente notificada.

A Justiça, nos últimos anos vem atendendo aos pedidos de alunos adventistas e judeus que também guardam os sábados.

A igreja Adventista do Sétimo Dia é uma religião cristã que surgiu nos anos 1840 nos Estados Unidos, tem como doutrina a crença que Jesus voltará -o advento- e que os mortos dormem, inconscientes, até a ressurreição. Ela existe no Brasil desde 1894.

Vencendo o Gigante da Mentira

INTRODUÇÃO

• Será que é necessário dizer a verdade em qualquer situação?
• A retenção da verdade é, necessariamente, uma mentira?

Há duas espécies fundamentais de mentira: "jactância, que consiste em exagerar a verdade; e a ironia, que consiste em diminuí-la. Nestes dois casos não se trata de simples mentira, mas de vícios mais graves".

Conforme os dicionários, mentira é engano, impostura, fraude, falsidade, erro, ilusão, juízo falso, fábula, ficção etc. Mentir é contar ao próximo aquilo que se sabe ser falso, como sendo verdadeiro. É interessante lembrar que há, no calendário popular, o "Dia da Mentira": 01 de abril.

O pior é que a mentira faz parte do cotidiano de muitas pessoas, de uma forma até costumeira ou inconsciente, tornando-se um costume ou um hábito negativo, gerando sérios prejuízos.

BREVE ANALISE DO TEXTO

Paulo, dirigindo-se aos cristãos de Colossos, que estavam ameaçados por ensinos errô­neos difundidos pelos falsos mestres (Cl 2.16-23), apresenta verdades de suma importância, em forma de mandamentos, dentre as quais encontra-se esta: "Não mintais uns aos outros" (v. 9). Esta recomendação está inserida no contexto do "novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou" (v. 10).

O apóstolo realça, neste trecho bíblico, uma série de imperativos relativos à conduta cristã, convocando cada um a demonstrar, na prática, que o cristão está morto para o pecado e vivo para Deus. O desejo e as orientações paulinas dizem respeito àqueles que haviam se convertido do paganismo e que, agora, deveriam revelar uma nova vida, colocando em prática aquela profissão de fé no ato da conversão (Cl 2.13). É nesse sentido que ele fala sobre "fazer morrer a natureza terrena", "se despojar" e "se despir do velho homem com os seus feitos", pois agora a vida não é mais como "noutro tempo" (v. 8,9). Na língua original, a idéia paulina refere-se ao ato de despir e ao ato de vestir. Isso porque os cristãos são convocados a demonstrar que não pertencem mais ao "reino das trevas", mas sim, que foram "transportados para o reino do Filho" (Cl 1.13). Trata-se do grande desafio de renunciar a vida antiga, ou seja, abrir mão dos velhos hábitos e viver o agora, de modo novo. Nesse contexto, ele menciona, de modo inicial, o mandamento: "Não mintais".

Esse mandamento, que ocorre também em Efésios 4.25, é o assunto central deste estudo, o qual tem como objetivo mostrar que o cristão, que é nova criatura, precisa ter uma postura diferente, eliminando qualquer tipo de mentira em sua vida, revelando-se uma pessoa com­prometida com a verdade.

TÓPICOS PARA REFLEXÃO

1. TIPOS DE MENTIRA

Olhando para a própria Bíblia, verifica­mos a menção de alguns tipos de menti­ra, os quais são obstáculos que precisam ser transpostos: Falsas acusações contra o próximo (Pv 6.16-19; Mt 5.11); Mentirinhas", ou meia verdade (At 5.3,4); Enfeitar ou exagerar a verdade (Pv 30.6); Gabar-se de atitudes que, na reali­dade, não foram executadas (Pv 25.14); Desculpar o pecado praticado (Pv 17.15); Brincadeiras enganadoras e que pre­judicam o próximo (Pv 26.18,19); Deixar de cumprir as promessas fei­tas a Deus e ao próximo (Ec 5.4-6; Tg 5.12); Inversão da verdade divina (Rm 1.25).

É preciso ser vigilante nesta área, pois uma mentira sempre leva a outras menti­ras, isso para que se encubra a primeira. Porém, seja qual for o tipo de mentira, ela deve ser enquadrada neste mandamento: "Não mintais".

2. PREJUÍZOS DA MENTIRA

São vários os prejuízos que a mentira provoca, e aquele que profere mentiras não escapa deles (Pv 19.5). Torna-se impos­sível mencionar todos eles, mas é preci­so destacar os seguintes:

2.1. Prejudica o relacionamento com Deus- Deus é verdadeiro e abomina a mentira, pois ele é a própria verdade (Jo 17.3). Ele não pode mentir (Hb 6.18). A Bíblia afirma que Jesus é a verdade (Jo 14.6) e que o Espírito Santo é o "Espírito da verdade" (Jo 16.13). Portanto, quando a mentira prevalece, o relacionamento com Deus fica prejudicado. O profeta Isaías disse que os pecados fazem separação entre as pessoas e Deus (Is 59.2,3). É impossível relacionar-se bem com Deus, usando de mentira.

2.2. Dificulta o relacionamento com o próximo- A mentira possui a faculdade de colocar as pessoas em situação conflituosa. Ela promove inimizades, con­tendas e separações. Muitos relaciona­mentos interpessoais estão quebrados por causa da mentira (Pv 25.18; 26.18,19,28).

A mentira provoca a perda da confiança mútua, prejudicando o bom relacionamento com o próximo. Isso ocorre entre mui­tas pessoas, que chegam até a dizer: "Agora eu não confio mais em ninguém. Eu não confio mais em você". Conforme o comentarista Ralph R Martin, "a menti­ra leva ao rompimento da comunhão cris­tã, porque engendra a suspeita e a des­confiança, e assim destrói a vida em co­mum no corpo de Cristo, mediante a qual somos membros uns dos outros".

2.3. Destrói o próprio mentiroso- Com certeza, o prejuízo mais drástico que a mentira causa é a morte. Isso está claríssimo no episódio bíblico de Ananias e Safira. Este era um casal, até certo ponto bem intencionado. Mas, devido à prática da mentira, ele tombou morto aos pés de Pedro (At 5.1-11). A palavra profética de Oséias apresenta um povo rebelde, cor­rupto e mentiroso, e, por causa disto, ele declara: a "terra está de luto" (Os 4.1-3).

Quantos tentam adquirir riquezas utili­zando a mentira como sua arma princi­pal! Mas a Bíblia diz que isso é laço mor­tal (Pv. 21.6). Aqui está a seriedade deste delito, levando à morte e ao castigo final (Ap 21.8; 22.15). Realmente, a mentira não pode ser to­lerada dentro da comunidade cristã.

3. A VERDADE NO LUGAR DA MENTIRA

O ensino central deste estudo reside aqui, pois a vontade de Deus, os princípi­os bíblicos e aquilo que promove a felici­dade entre o povo de Deus, é que a ver­dade reine absoluta. O sábio Salomão dis­se que os lábios mentirosos são abomi­náveis ao Senhor (Pv. 6.16-19; 12.22).

Pau­lo oferece o seu exemplo pessoal, decla­rando: "Não minto" (Gl 1.20). Jesus dis­se, com clareza, que a palavra do cristão é esta: "sim, sim; não, não" (Mt 5.37). É bom lembrar que a recomendação paulina quanto ao perfil de um oficial de igreja tem muito a ver com uma vida íntegra, verda­deira e sem falsidade; ele diz que os diáconos devem ser "de uma só palavra" (I Tm 3,8).

Fica evidente que toda pessoa que se chama pelo nome de cristão possui o de­ver de refletir a natureza e o caráter do Deus que é verdadeiro, e não a imagem de Satanás, o enganador e o pai da mentira (Jo 8.44). Deus escolhe cada um para ser se­melhante à imagem do seu Filho (Rm 8.29).

Quando a mentira dá lugar à verdade, é possível perceber os resultados: Paz com Deus, com os outros e con­sigo mesmo; União, amor e alegria na igreja; Pleno funcionamento do Corpo de Cristo; Autoridade e capacitação para se pregar o evangelho ao mundo; Progresso humano e a preservação da vida.

Finalmente, não se pode esquecer que é impossível se esconder de Deus. Ele sabe e ouve tudo o que se fala. Por isso, mais cedo ou mais tarde, a mentira será descoberta (Pv 12.19).

REFLEXÃO PESSOAL

1. Você tem cumprido a recomendação de Colossenses 3.9, contribuindo, assim, com o bem-estar de sua comunidade?

2. Você já enfrentou alguma situação em que teve dificuldade para falar a verdade? Como você reagiu? A sua atitude foi correta?
Autor: Josias Moura
Fonte: josiasmoura.com

“Fiz um pacto com Deus pra ter sucesso” afirma Juliana Paes

A atriz Juliana Paes afirmou em uma entrevista que o motivo do seu sucesso é um pacto que ela diz ter feito com Deus.

A atriz afirmou em uma entrevista à revista Lola do mês de dezembro que no pacto que ela fez com Deus para conseguir sucesso está tratado que ela irá dividir com sua família tudo o que receber.

Juliana estreou na Rede Globo no ano de 1998 e, desde sua estreia nas telas, está sempre no elenco das novelas de maior sucesso da emissora. A atriz, que tem hoje 32 anos, está sempre na lista das mais belas da TV e é também considerada uma das personalidades mais influentes do meio. Segundo ela o que mantém esse sucesso é fato de ela seguir à risca o pacto com Deus.

Para cumprir esse pacto Juliana, que é casada desde 2008 com o empresário Carlos Eduardo Baptista, já deu um salão de beleza a sua irmã e uma casa a sua mãe.

Juliana lançou, recentemente, a segunda temporada do reality show “Por um Fio” (GNT). Ela também viverá a personagem principal da novela global “Gabriela”, de Walcyr Carrasco, que estreia em abril de 2012, no horário das 23h.

A atriz global falou também na entrevista à jornalista Patrícia Kogut, colunista do jornal O Globo e convidada pela revista para fazer a entrevista, do estranhamento que sua postura diante do dinheiro causa nas pessoas: “As pessoas que cuidam da minha grana às vezes dizem que eu sou mão aberta demais. Eu respondo logo: “Não dá palpite no meu pacto”.

Fonte: Gospel+

Presépio mistura cena do nascimento de Jesus com as mortes de Bin Laden e Kaddafi

Um presépio exposto em um shopping em Honduras está causando polêmica por colocar imagens da violência de gangues, da polícia e a morte de Osama Bin Laden e Muammar Kaddafi junto à tradicional cena de Jesus com Maria, José e os animais.

O arquiteto e ex-primeiro-ministro de Honduras Fernando Martinez, é o responsável pelo presépio, foi ele quem elaborou e construiu a obra de 100 metros quadrados adornada com figuras de plástico e de argila.

Na inauguração da obra Martinez explicou: “Eu sempre tento melhorar no design, usando princípios morais e cristãos para lembrar o nascimento de nosso senhor Jesus Cristo, o Príncipe da Paz”. A inauguração contou com a presença de 30 policiais, pois os organizadores temiam que religiosos fizessem alguma manifestação contrária à obra.

Segundo a Brisbane Times, a minicidade que compõe o presépio do shopping Multiplaza, na capital Tegucigalpa, testemunha um mundo em crise, onde a violência se alastra em outros lugares. Na maquete brinquedos foram colocados para representar a onda de criminalidade que varre o país debaixo de uma placa que dizia “violência”. Honduras é o país com maior taxa de assassinato em todo o mundo, segundo dados da ONU.

Um letreiro no presépio trazia a frase “limpe a polícia”, em referência ao escândalo que fez o presidente Porfirio Lobo prometer que demitiria da força policial todos que estivessem “comprovadamente envolvidos com o crime organizado”.

Vários clientes do shopping que pararam para ver o presépio não gostaram muito do que viram. Alguns pais que levaram seus filhos ao shopping disseram estar surpresos com as figuras que retratam a brutalidade que assola o mundo. Eles desaprovaram ver imagens reproduzindo as mortes violentas de Kaddafi e Bin Laden. Estes clientes dizem que a mensagem de Natal é uma mensagem de paz e não de guerra, e reclamam que a presença desses elementos assustam as crianças e prejudicam a cena do presépio.

Desde 1985 Martinez vem criando cenários em grande escala que mesclam imagens de temas atuais com o nascimento de Cristo em Belém.

Fonte: Gospel+

Bebês são jogados do telhado de mesquita em ritual na Índia


Centenas de bebês foram jogados do telhado de uma mesquita no oeste da índia, em um ritual de prosperidade para o início do outono. A queda das crianças foi amortecida por lençóis.

O ritual, no santuário muçulmano de Baba Umer Durga, é uma tradição de 700 anos seguida tanto por muçulmanos como por hinduístas, mas vem recebendo críticas.
Segundo a imprensa local, não houve feridos.

As crianças, a maioria com dois anos ou menos, foram jogadas de cerca de 15 metros de altura. Imagens da TV mostraram alguns bebês sendo chacoalhados e chorando antes de serem lançados.

Ativistas pró-direitos das crianças protestaram contra a atitude, e uma comissão do governo prometeu investigar o caso.





Com visual diferente, Dj Pastor dispensa terno e gravata e é referência na periferia: “Se preocupem com os dependentes químicos”

Anderson Dias Barbosa é um Pastor diferente, que dispensa terno e gravata e cultiva um visual alternativo, que poucos imaginariam ver em um Pastor.

Com o cabelo Black-power e todo o figurino dos jovens da periferia paulistana, conhecido pelos frequentadores da igreja “Crescendo na Graça” como DJ Pastor. Com 33 anos, ele lidera a igreja que é voltada aos jovens e que acolhe pessoas com estilos de vestimenta totalmente diferente do que se vê na maioria das igrejas evangélicas.

O evangelista Roberto Soul, que faz parte da comunidade, pergunta: “Quem disse que Jesus só ama quem usa terno e gravata?”. Ele e outros jovens participam dos cultos da igreja, que tem o lema “aqui se louva a Deus com Black music e hip-hop”.

O Pastor Anderson Dias, casado com a Pastora Francine Penha de Pontes Barbosa, e pai de dois filhos, Adriel e Rebeca, realiza os cultos na linguagem que faz parte do cotidiano desses jovens, e promove projetos sociais, como uma oficina de basquete, chamada de Garrafão Gospel, até a aulas de jiu-jitsu, que foi apelidada de Tatame Gospel.”Tudo o que você vê aqui, todos esses projetos, tem um propósito, tem cunho evangelístico. São iscas para grandes peixes”, afirma o Pastor à reportagem da Revista Piauí.

Segundo Dias, a igreja mantém um projeto de recuperação de viciados, sem cobrar nada dos internos: “Hoje temos uma casa de recuperação chamada ‘O Rei das Ruas’. Não cobramos mensalidade e temos quase 100 homens para a glória de Jesus Cristo”. No site do projeto, a história da iniciativa conta que ela teve início em “uma visita do Pastor Anderson ao morro de Senador Camará ( RJ ), onde no meio do tráfico, metralhadora, fuzil, pistola e granada, Deus falou de uma casa de desafios chamada ‘O Rei das Ruas’”.

Sobre os críticos, o Pastor, que já foi tema de reportagem especial de uma emissora de TV, afirma que seria melhor se ao invés de criticar, se preocupassem em ajudar o próximo: “Peço que se preocupem mais com as prostitutas, com os dependentes químicos e com os moradores de rua. Pensem mais neles, abram suas igrejas para recebê-los, pois eles precisam mais de sua atenção do que eu”.

Fonte: Gospel+
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...