} .Header { text-align: center; } -->

21 julho, 2011

PARTE DO TODO




Vivemos num mundo fragmentado. É assim nas escolas (onde separamos informação e conhecimento), é assim nas empresas (fatiadas por subdivisões e setores), é assim na grande maioria das igrejas evangélicas (onde separamos tudo em departamentos). Parece uma bobagem, mas é algo tão grave, que se tirarmos o templo e a música de algumas igrejas elas não saberão o que fazer. O momento ou o lugar, tomou o lugar do motivo.

A falta da visão do todo (no nosso caso, a falta de visão do Reino) subtrai o significado do trabalho e do envolvimento em tudo. Sem uma dimensão correta do significado do todo e, de cada parte, temos um baixo nível de compromisso por parte das pessoas.

Daí fica fácil observar o enorme desequilíbrio entre os esforços despendidos e os resultados obtidos em algumas coisas. (Em português claro: pouca gente fazendo o que todos deveriam se envolver. E às vezes, o pior: dentro dessa minoria fazedora, uma outra sub-divisão: gente que faz murmurando e reclamando).

Feito o diagnóstico, minha proposta nessas linhas é olharmos para nossas reuniões, celebrações, cultos (enfim, como você costuma chamar o ajuntamento da sua igreja) e nossos afazeres (ou se preferir: ministérios), com uma visão sistêmica (ou holística). Tudo na comunidade do Reino está inter-relacionado. Não existe algo mais ou menos importante.

Quando entendemos a relação que existe entre as coisas, aumenta nossa capacidade de compreensão do Reino, do mundo e da vida. Celebração, discipulado, oração, adoração, misericórdia, formam um todo indivisível. E o significado está no TODO! Não existe significado nas partes, eis a questão.

Não posso me isolar no mundinho da música, ou da oração e da transcendência. Essas coisas não são um fim em si mesmas. E, a fragmentação leva à alienação e à ignorância. Em outras palavras: limitação de ver o todo, incompreensão diante das relações entre as coisas, dificuldade de identificar processos de interdependência, baixa consciência dos vários fenômenos da vida e incapacidade de enxergar ordem nos entremeios do caos.

Abra seus olhos. Saia da alienação e da reclusão. Enxergue o todo. Ofereça o seu melhor e receba o melhor. O antídoto contra a alienação e a ignorância tem nome: CONHECIMENTO!

Mas não se trata de conhecimento linear e cartesiano. Trata-se de relacionamento profundo, genuíno e apaixonado. Não dá mais para aceitar pessoas adormecidas executando tarefas (ministérios) sem significado. A tarefa por si só, é muito pouco estimulante se não estiver relacionada com algo maior!

Que comece a revolução!


fonte: vineyardcafe by milton paulo

Quando Deus fala!

Com freqüência nos perguntamos se Deus está falando conosco. Mas talvez a pergunta mais apropriada deveria ser “Estamos escutando?”


Luz do Mundo...



Quando ouvi este texto pela primeira vez, imaginei que o ser “luz do mundo” era possuir uma lanterna nas mãos, com a qual eu apontava para as pessoas indicando seus pecados.

Porém, com o passar do tempo, entendi que “ser a luz do mundo” é como carregar uma vela nas mãos, ajudando as pessoas a enxergar Cristo na minha vida. O foco sou eu e meu comportamento à luz de Cristo.

Isso hoje, tem se tornado um desafio cada vez mais difícil, por pelo menos duas razões: (1) perdemos o foco do testemunho pessoal e, (2) criamos uma estratégia equivocada sobre discipulado.

Estamos diante de um grande dilema:

Nossa estratégia de discipulado tem sido trazer pessoas para cruz e á partir dela, iniciar um processo de “discipulado espiritual maior”. Porém, o resultado disso tem sido trágico, porque quanto mais “maduros” esses crentes ficam, mais LEGALISTAS, DESINTERESSADOS, ORGULHOSOS, ARROGANTES, EGOÍSTAS, IDÓLATRAS e cheios de JUSTIÇA PRÓPRIA eles se tornam.

Sem falar, que as pessoas do ponto B ficam cada vez mais distantes das pessoas do ponto A.

Daí, as pessoas de fora da igreja olham e pensam: “Não quero ser isso!”; “Assim é ser cristão? Tô fora!”.

Mas, o chamado de Jesus não é para isso (B). O chamado de Jesus é para relacionamentos profundo e duradouro. E, nossa responsabilidade como cristãos é de CONECTAR A HISTÓRIA DE DEUS COM A HISTÓRIA DAS PESSOAS e, nessa conexão a transformação ocorre.

Como isso vai funcionar?

Vai funcionar através de uma vida missional: viver a vida cristã no meio da cultura, sendo pai, mãe, trabalhador, empresário, estudante, amigo, irmão…

Não precisamos inventar nada, apenas amarmos Jesus e sua Palavra.

Precisamos trazer as pessoas à cruz. Precisamos dividir a cruz. Precisamos ajudar as pessoas a crescerem aos pés da cruz. Sendo apaixonados por Jesus e sendo quem somos.

Não dá pra criar um personagem e à partir daí desejar testemunhar. Isso funciona por algum tempo, mas não produz frutos duradouros. Minha expectativa é que você testemunhe. É que você não tenha vergonha. É que você permita-se ser usado pelo Senhor!


fonte: vineyardcafe by milton paulo

Viver ou juntar dinheiro?




Há determinadas mensagens que, de tão interessantes, não precisam nem sequer de comentários. Como esta, que recebi certa vez.

Abre aspas. Li em uma revista um artigo no qual jovens executivos davam receitas simples e práticas para qualquer um ficar rico. Aprendi, por exemplo, que se tivesse simplesmente deixado de tomar um cafezinho por dia, nos últimos quarenta anos, teria economizado 30 mil reais. Se tivesse deixado de comer uma pizza por mês, 12 mil reais. E assim por diante. Impressionado, peguei um papel e comecei a fazer contas. Para minha surpresa, descobri que hoje poderia estar milionário. Bastaria não ter tomado as caipirinhas que tomei, não ter feito muitas das viagens que fiz, não ter comprado algumas das roupas caras que comprei. Principalmente, não ter desperdiçado meu dinheiro em itens supérfluos e descartáveis. Ao concluir os cálculos, percebi que hoje poderia ter quase 500 mil reais na conta bancária. É claro que não tenho esse dinheiro. Mas, se tivesse, sabe o que esse dinheiro me permitiria fazer? Viajar, comprar roupas caras, me esbaldar em itens supérfluos e descartáveis, comer todas as pizzas que quisesse e tomar cafezinhos à vontade. Por isso, me sinto muito feliz em ser pobre. Gastei meu dinheiro com prazer e por prazer. E recomendo aos jovens e brilhantes executivos que façam a mesma coisa que fiz. Caso contrário, chegarão aos 61 anos com uma montanha de dinheiro, mas sem ter vivido a vida. Fecha aspas.

(Emprego de A a Z, Max Gehringer)
Me fez lembrar de um texto que o meu pastor disse durante essa semana:

“Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens….Louco! Esta mesma noite a sua vida lhe será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou?Assim acontece com quem guarda para si riquezas, mas não é rico para com Deus”.

Lucas 12: 15, 20 e 21


fonte: vineyardcafe

DEVOCIONAL DIÁRIO


"Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes." Jeremias 33:3


Pensamento: Deus quer que nós O busquemos e clamemos por Ele. Ele quer nos responder e nos contar coisas além da compreensão humana. Ele anseia chegar mais perto de nós para que possamos conhecê-lo. Como uma criança amedrontada chama um pai amoroso no quarto ao lado, nós também podemos chamá-lo, sabendo que nosso Pai nos responderá, nos protegerá e nos confortará. Mais do que isso, nosso Pai nos revelará coisas que seriam impossíveis nós sabermos sem a graça dele.


Oração: Todo Poderoso e Aba Pai, eu quero Lhe conhecer e ser conhecido pelo Senhor. Sim, há coisas no meu coração e na minha vida que gostaria que não existissem em mim. Mas eu conheço a Sua graça e estou confiante que o Senhor conhece meu coração e meu desejo de refletir a Sua glória, compartilhar a Sua graça e mostrar o Seu caráter. Obrigado pelo presente de ser Seu filho e ter meu futuro assegurado. Em nome de Jesus. Amém.

MENSAGEM MISSIONÁRIO R.R. SOARES

 
FUJA DA ADÚLTERA
 
 
Afasta dela o teu caminho e não te aproximes da porta da sua casa.

            Provérbios 5.8

    A mulher adúltera aqui citada pode referir-se tanto a um ser humano do sexo feminino, que se dá à infidelidade conjugal, quanto a uma filosofia religiosa que não é fiel à sã doutrina. Muitos são os dogmas que o diabo tem trazido para tentar enganar todos os homens – se possível, até mesmo os salvos. Porém, a Palavra de Deus não precisa de nenhuma adaptação aos chamados tempos modernos, pois Ela é sempre atual! 
    Não importa se as pessoas se emocionam nos encontros religiosos, porém, se nessas reuniões não é respeitada a Palavra de Deus, fuja o mais rápido possível. Há lugares em que é aceito o divórcio por qualquer motivo, mas o Senhor só o permitiu em caso de infidelidade (Mt 5.32). Em outros, aceita-se o relacionamento homoafetivo, mas a Palavra diz taxativamente que quem a essa prática se entregar não herdará o Reino de Deus (1 Co 6.10).
    O diabo usa a verossimilhança para enganar os que não estão firmados na Rocha. Por causa disso, quem não se decidir por trilhar, de fato, o verdadeiro Caminho se surpreenderá com o que ouvirá do justo Juiz. No Grande Dia, o amor, a compaixão e o perdão não estarão presentes, pois, naquele momento, as pessoas não confessarão seus erros, mas receberão a pena que merecem.
    Os fracos na fé não veem problema algum nos rituais que contradizem a Palavra nem em procedimentos duvidosos, porque, para eles, o que mais interessa é o resultado, e não os meios. No entanto, não importa o que pensam ou acham que lhes sucederá; o certo é o que o Altíssimo afirmou. Ele não deixará de cumprir Sua promessa. Pobre, porém, de quem se deixar levar pela doutrina adúltera!
    Não caminhe junto à adúltera, pois o castigo destinado a ela também poderá atingi-lo quando for enviado pelo Senhor. As doutrinas que não estão de acordo com a Palavra de Deus são muito perniciosas, e quem der ouvido, ou a mínima atenção, aos seus ditames já se contaminou de alguma forma. Então, os que se deixarem levar pelos seus ensinamentos verão que acreditaram no diabo, e, então, será tarde demais.
    Não é bom sequer se aproximar da adúltera, tampouco parar para meditar no motivo pelo qual tantos entram pela porta da doutrina infiel. Essas pessoas estão contaminadas, e até seus procedimentos são usados pelo inimigo para corromper os outros. Elas trazem consigo uma falsa felicidade que destrói os simples, mas o que há no coração delas é dor e decepção.
    Pela porta larga passam os que não respeitam as exigências do nosso Deus. Quem age desse modo se deixa dominar pelos espíritos do engano e, por isso, vive em desacordo com a doutrina divina. No entanto, quando menos esperar, o fim chegará para ele, e, então, não haverá mais tempo de se arrepender. Por outro lado, quem crer nas advertências do nosso Pai jamais será confundido (Sl 25.13)!

    Em Cristo, com amor, 

    R. R. Soares
Mensagem enviada em: 21/07/2011
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...