} .Header { text-align: center; } -->

20 setembro, 2011

Socorro! Desapareceram Nossos Referenciais!


50c4a0372e142ebf2e1aa0b39a43b22d92f02eab

Estamos testemunhando uma forte crise de valores. A moral, o respeito e o amor ao próximo deram lugar ao hedonismo (ética do prazer) e ao utilitarismo (ética do vantajoso). Essa crise gera outra, tão grave quanto a primeira: a crise de referenciais. Seu resultado? Desapareceram nossos modelos.

O ser humano precisa de modelos. As crianças aprendem suas primeiras práticas imitando os adultos – principalmente os pais. O mesmo com os adolescentes (que imitam grandes astros da música ou do esporte), com os jovens (que seguem os passos daqueles que são o que gostariam de ser) e com os adultos (que procuram viver como aqueles que admiram). Os referenciais são importantes na construção do caráter.

Na vida de fé não é diferente (não é por acaso que a Bíblia nos oferece vários modelos de fé e compromisso com Deus, para que sigamos seus passos). A dificuldade é que os referenciais estão desaparecendo. Até mesmo as lideranças cristãs têm sucumbido diante das propostas hedonistas e utilitaristas. Muitos crentes estão desamparados e o testemunho da igreja diante da sociedade não é dos melhores. Sobra carisma e falta caráter na igreja contemporânea.

O salmo 12 é resultado de uma grave crise de referenciais. Nas palavras do salmista, desapareceram os fiéis, não havia homens piedosos, todos falavam com falsidade, lábios bajuladores e coração fingido. Era uma geração perversa, onde a vileza era exaltada entre os filhos dos homens. As pessoas se esqueceram de Deus.

O que fazer quando os referenciais tornam-se escassos ou desaparecem? O salmista nos ensina, primeiro, que devemos deixar para Deus o desmascaramento de toda falsidade e pecado (corte o Senhor todos os lábios bajuladores…). Deus conhece os corações. Sabe quem é quem e julga retamente. A nós, cabe orar. Por nós e por nossos líderes. Que Deus exalte e abata quem quiser.

A segunda lição nos incentiva a manter um caráter aprovado mesmo em tempos de crise de valores (porei a salvo a quem por isso suspira…). A prática equivocada dos outros não é desculpa para os nossos deslizes e iniqüidades. Devemos confiar em Deus e nos santificar pela sua palavra (depurada sete vezes…).

Em terceiro lugar, aprendemos que devemos confiar no cuidado de Deus que nos livra dos perversos e falsos modelos (desta geração nos livrarás para sempre…). Deus cuida dos seus fiéis. Não permitirá que sejam destruídos pelos que há muito se desviaram. É Fiel.

Em tempos de crise de referenciais somos chamados a olhar para Jesus Cristo. Ele continua modelo absoluto de vida e relacionamento com Deus. Mas não é apenas uma referência positiva; é também nosso refúgio quando fraquejamos ou falhamos. Seu próprio Espírito nos ajuda a imitar seu exemplo e a prosseguir em seus passos.


Fonte: Vineyardcafe
Por: Marcelo gomes

Velhice X Entusiasmo da Mocidade


13_01_2010_0617782001263374245_leigh-taylor

“Não deixe o entusiasmo da mocidade fazer com que você esqueça o seu Criador. Honre a Deus enquanto você é jovem, antes que os dias maus cheguem, quando você não vai mais ter alegria de viver.” Eclesiastes 12,1 (Bíblia Viva)

A velhice é uma má notícia para aquele que esqueceu do seu Criador,
Àquele que desprezou a Deus no auge do seu vigor.

A velhice é uma má notícia para quem construiu a vida sobre a vaidade, Àquele que confiou na riqueza e no vigor físico e agora vê tais coisas desaparecendo.

A velhice é uma má notícia para quem não investiu em relacionamentos,
Àquele que não amou e não se deixou ser amado.

A velhice é uma má notícia para quem nunca buscou sabedoria,
Àquele que sempre disse, eu não preciso de ninguém.

A velhice é uma má notícia para quem a tudo resolveu na força do braço e na potencia do grito,
Àquele que agora percebe que o braço já não tem a mesma força e o grito já não é potente.

Mas a velhice também pode ser bela, pode ser amiga e até bem vinda.

A velhice é amiga de quem bebeu da fonte da vida!
Daquele que cedo encontrou o rio de Deus.

A velhice é amiga de quem buscou a verdade e viveu com discernimento,
Daquele que aprendeu a ouvir conselhos.

A velhice é amiga de quem alcançou maturidade aprendendo com seus erros e acertos,
Daquele que buscou e construiu na vida aquilo que dura para sempre.

A velhice é amiga de quem percebeu que a família e os relacionamentos são o nosso maior bem,
Daquele que cedo aprendeu que precisar dos outros não é fraqueza.

A velhice é amiga de quem revelou no caráter a sua melhor virtude,
Daquele que descobriu que a beleza do coração não é passageira.

A velhice é amiga de quem descobriu que a força da fé é maior que a força do braço,
Daquele que entendeu que limitação humana é a ocasião da graça.


Fonte: Vineyardcafe

Nosso Deus é feliz!


16_11_2009_0252718001258368696_adrian-samson

Ele brinca. Ele sorri. Ele se deslumbra.

Pensar na Trindade, no Trio do Amor, o Trio mais romântico do universo, brincando na eternidade e de eternidade em eternidade.

Nos passaram uma idéia fixa sobre um “deus” triste, bravo, irado, irritado, indisposto, ranheta, carrancudo, mas, o Deus Eterno é feliz.

Sendo assim, é óbvio, não é do seu querer, que choremos o tempo todo...
Não é do seu querer que estejamos tristes o tempo todo...
Claro, estamos sujeitos às circunstâncias da terrenidade, mas é do querer dEle que o choro só dure uma noite.

Sim, há noites longas, há noites frias, há noites tristes, há madrugadas que não passam, conheço algumas delas, mas, o amanhecer, o raiar do dia, a luz do sol, traz consigo a alegria, o riso, o frescor do orvalho, o cheiro das flores, o enxugar das lágrimas. Sim, um dia, Ele enxugará dos nossos olhos toda lágrima.

Um dia, conheceremos o amor e a paz em plenitude.

Um dia de mãos dadas com Ele, brincaremos de roda, como crianças e a eternidade virá e se estabelecerá, em riso…

O Reino dEle é um Reino de alegria produtiva, construtiva...
É para lá que quero ir…
É lá que é o meu lugar…
Quero ver o meu Deus sorrindo…
Quero brincar e dançar com a Trindade.
O choro vai passar, esta noite longa vai acabar...
embora, hoje, a sensação é que ela é longa demais!!!


Fonte: Vineyardcafe
Por: Carlos Bregantim

Que você sinta Deus e não se sinta Deus !



Essa é a história de alguém que venceu montanhas e ultrapassou os maiores obstáculos que a natureza poderia colocar na frente de seus passos. A história de alguém que lutou e não teve medo, não teve azar, não teve fracassos, não teve erros.

No topo de tudo ele viu que tinha subido o bastante pra se sentir contente. No cume do monte ele se sentiu seguro o bastante pra poder descansar, mas não sei, depois que se sentiu maior do que os quilômetros e altitudes, depois de provar-se bom e ainda sentindo os músculo de seu corpo pedindo por um conforto pós-guerra , ele olhou pálido e não conseguiu chorar. Suspirou cansado mas não conseguiu expirar uma satisfação maior do que os pulmões.
Essa é a história de alguém que lutou por não se sabe o que. Alguém que tinha um grito de guerra mas não tinha um motivo, alguém que esticou os músculos e soltou seus gritos sem antes ter um nó na garganta. Gritou por gritar, não para desatar os nós. Lutou por lutar e não por ver nisso a questão que poderia mudar a sua vida.

Essa é a sua história?

Chorar por uma coisa mas no fundo saber que ela não mata a sua sede?

Brigar por uma coisa mas no fundo saber que ela não te fortalece?

Desejar muito uma coisa mas no fundo saber que ela não é assim tão necessária?

Falar muito de uma coisa mas no fundo saber que ela não prestaria muita atenção na sua voz?

Isso ás vezes acontece. Nós até lutamos, mas falta motivo real. Nós choramos mas falta desabar e desabafar de vez. Nós sonhamos mas falta acordar e dar o primeiro passo. Nós amamos mas falta se entregar. Nós não temos medo da guerra, nós até sofremos algumas feridas, mas mesmo assim, no final, falta sangue.

É uma situação bem aflitiva viver nesse planeta cheio de coisas lindas e horríveis e ainda assim ter a sensação de não estar sentindo tudo, né? Afinal, você nasceu com os 5 sentidos, você ouve coisas, vê, toca, come, cheira, canta coisas bonitas que podem até deixar você arrepiado, emocionado, motivado, mas mesmo assim falta voz. Por que será que nunca é o bastante? Por que será que ficamos tão anestesiados de uns tempos para cá?

O dinheiro responderia à essa questão dizendo que agora você tem modos. Os seus amigos diriam à você que você está apenas passando por uma fase difícil. Os filmes alimentariam a sua insatisfação, os livros pareceriam longos demais para tentar te explicar. A religião deixaria isso tudo ainda mais complicado. A segunda-feira diria para você desistir. O seu amor diria que você anda estranho, você poderia pensar que é um tipo de solidão, e ao contrário do que todos pensam, eu acho que Deus diria apenas uma frase: “falta sangue”.

Eu sei porque ele diria isso.

Ele diria porque ele é exatamente o oposto do cara do primeiro parágrafo. Ele jamais subiria uma montanha por subir, ele jamais viveria por viver, ele jamais falaria para quebrar o silêncio, ele jamais gritaria se não houvesse um nó em sua garganta, ele jamais morreria sem um motivo. Vê, Deus soube aproveitar a vida melhor do que qualquer pessoa na face da terra. Mais do que os heróis, mais do que o grande vencedor do primeiro parágrafo.

Deus não assiste, Ele sente.

E é por isso que eu digo, que ele diria “falta sangue”. Porque foi justamente por isso que ele subiu montanhas, fez seu corpo se cansar. Foi por isso que ele desatou os nós na garganta e gritou quando teve vontade. Foi até o sangue, porque ele saberia que cedo ou tarde alguém teria o desejo de sentir-se vivo e não encontraria essa essência nas próprias veias.
Deus deu o sangue porque dar explicações cansa. Deus deu o sangue porque dar apenas emoções, frustra. Deus deu o sangue porque é no sangue que mora além da sensação, o sentimento. Deus deu o sangue porque sem ele o coração que você tem bombaria apenas ar, e as suas veias ficariam entupidas de vazio. Então você respiraria incertezas, falaria coisas vagas e viver seria uma desconfiança diária do que é real ou não. Deus deu o sangue porque as pessoas precisam sentir o que ele sente: a vida apesar de tudo. a realidade apesar da dúvida. o sentimento apesar das sujeiras. a presença apesar dos corações de pedra.

Que hoje você possa subir montanhas, e que amanhã você ainda sinta que as suas veias merecem muito mais do que o êxito. Que você sinta Deus e não se sinta Deus. Que você sinta o topo, mas que ainda seja capaz de desabar na dependência de quem um dia desabou de amores por você!!!

Fonte: VineyardcafePor: Luciana Elaiuy

9 lições de Deus sobre as enfermidades


Pessoa-doente-apertando-nariz-de-palhaco-sorrindo
Uma enfermidade serve…


1. Para nos fazer pensar - para nos lembrar que temos uma alma, bem como um corpo – uma alma imortal – uma alma que viverá para sempre em felicidade ou na miséria – e que, se esta alma não for salva, teria sido melhor que nunca tivéssemos nascido.

2. Para nos ensinar que existe um mundo além do túmulo – e que o mundo que agora vivemos é apenas um lugar de treinamento para outra morada, onde não haverá decadência, tristeza, lágrimas, miséria e pecado.

3. Para nos fazer olhar para nosso passado com honestidade, imparcialidade e consciência. Estou pronto para a minha grande transformação se eu não ficar melhor? Estou verdadeiramente arrependido dos meus pecados? Os meus pecados foram perdoados e lavados no sangue de Cristo? Estou preparado para encontrar Deus?

4. Para nos fazer ver o vazio do mundo e sua total incapacidade para satisfazer as maiores e mais profundas necessidades da alma.

5. Para nos levar a nossas Bíblias. O Livro sagrado, que nos dias de saúde muitas vezes é deixado na prateleira, se torna o lugar mais seguro para esconder dinheiro e nunca é aberto de Janeiro a Dezembro. Mas uma enfermidade muitas vezes o tira da prateleira e joga nova luz sobre suas páginas.

6. Para nos fazer orar. Muitos, eu temo, nunca oram, ou só murmuram umas poucas palavras de manhã e pela noite sem pensar no que estão fazendo. Mas a oração muitas vezes se torna uma realidade quando o vale da sombra da morte está à vista. A oração muitas vezes se torna uma realidade quando o vale da sombra da morte está à vista.

7. Para nos levar o arrependimento e deixar os nossos pecados. Se não ouvimos a voz de misericórdia, Deus às vezes nos faz “ouvir a vara”.

8. Para nos atrair a Cristo. Naturalmente não vemos o valor integral desse bendito Salvador. Nós secretamente imaginamos que nossas orações, boas ações e observância dos sacramentos salvarão nossas almas. Mas quando a carne começa a falhar, a absoluta necessidade de um Redentor, um Mediador e Advogado junto ao Pai, destaca-se diante dos olhos dos homens como fogo e os faz entender as palavras “Simplesmente a Tua cruz me agarro“, como nunca entenderam antes. Uma enfermidade tem feito isso por muitos – eles encontraram Cristo em um quarto de hospital.

9. Para nos fazer ter compaixão e solidariedade para com os outros. Por natureza, estamos muito abaixo do exemplo do nosso Mestre bendito, que não tinha apenas uma mão para ajudar, mas um coração para ter piedade de todos. Ninguém, eu suspeito, é tão incapaz de se compadecer como aqueles que nunca tiveram seus próprios problemas – e ninguém é tão capaz de ser sensível como aqueles que beberam mais profundamente do cálice da dor e do sofrimento.

Resumindo: Tenha cuidado com a irritação, murmuração, reclamação e dar lugar a um espírito impaciente. Enxergue sua enfermidade como uma bênção disfarçada – um bem, e não um mal – um amigo e não um inimigo. Sem dúvida, devemos preferir aprender lições espirituais pelo amor e não pela dor. Mas é certo que Deus sabe melhor do que nós como nos ensinar. A luz do último dia irá mostrar que havia um significado e uma “razão de ser” em todas as doenças do seu corpo. As lições que aprendemos em um leito de hospital, quando estamos afastados do mundo, são muitas vezes as que nunca aprenderíamos em outro lugar.


Fonte: iprodigo.com
Traduzido por Josie Lima | iPródigo.com | Original aqui

Devocional Diário



"Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam." Salmos 23:4

 
Pensamento: A morte é o cúmulo do sacrilégio no mundo atual. Não gostamos de pensar nela, muito menos de falar dela. No entanto, a morte é a realidade que não nos abandona. Nós perdemos amigos e parentes para a morte. Em algum ponto de nossas vidas, nós também inevitavelmente a enfrentaremos, a não ser que Jesus venha antes disto. Então, qual é a nossa confiança ao encararmos o inescapável? Nosso Pastor! Ele nos acompanhará, guiando-nos, protegendo-nos e confortando-nos na nossa jornada. E como cristãos, esta promessa é ainda mais significativa, porque conhecemos Jesus como nosso Pastor, e Ele está indo à nossa frente, para assegurar que nossa caminhada pelo vale da morte não termine em morte, mas em glória.

 
Oração: Querido Pai do Céu, meu Pastor e Salvador, obrigado porque não tenho que enfrentar morte sozinho. Eu busco sua orientação e ouço sua voz para me guiar pelo vale sombrio da morte, e me trazer para a sua presença santa e gloriosa, em vitória e alegria. Eu oro confiantemente no nome de Jesus. Amém.


Fonte: Devocional Diário

E, então, Deus será contigo !


E ordenou a Josué, filho de Num, e disse: Esforça-te e anima-te, porque tu meterás os filhos de Israel na terra que lhes jurei; e eu serei contigo. Deuteronômio 31.23

Ainda hoje, Deus delega a algum dos Seus filhos uma obra especial. A Josué, por exemplo, foi ordenado que conduzisse os filhos de Israel à Terra Prometida. Ele teria de cumprir essa ordenança, a despeito das dificuldades que poderia enfrentar, e o Senhor seria com ele. O Altíssimo lhe deu dois segredos – esforça-te e anima-te – e seria com Josué. Preste atenção ao que Deus o manda fazer, para que você também tenha a presença dEle.

Durante anos, Josué foi servo de Moisés. É importante notar que o Todo-Poderoso não delegou essa sublime missão a um dos dois filhos de Moisés. Como Senhor, Ele tem os Seus motivos, e, quando toma qualquer decisão, ninguém pode condená-lO. Ele é Senhor santo em tudo; portanto, Suas decisões são sempre as melhores. Portanto, quem der ouvidos ao que o Altíssimo fala sempre será recompensado.

A primeira atitude que aquele servo de Deus deveria tomar era esforçar-se. Se ele não o fizesse, o Senhor não teria como ajudá-lo. Tenha esse ensinamento sempre no seu coração: diante de qualquer missão que o Pai lhe der, ainda que tudo pareça impossível, esforce-se, pois Ele cuidará dos mínimos detalhes se você não O fizer de mentiroso. Não meça a bênção pela dificuldade, mas, sim, pela santa Palavra.

O Senhor Deus falou ainda a Josué: “Anima-te!”. Você jamais terá êxito em qualquer empreitada se não se encher de ânimo. O certo é agir desta maneira: se o Altíssimo lhe deu algo como missão, Ele sabe que, com a ajuda dEle, você conseguirá. Então, além de se esforçar, é preciso animar-se – o que o inimigo não quer que aconteça; afinal, desanimado, você não terá a ajuda divina.

Deus escolheu Josué, e ele não tinha o direito de dizer não. Meu irmão, não há outro capaz de realizar a obra para a qual você foi chamado. O Senhor é quem o capacita! Então, não adianta achar que alguém mais faria melhor o que lhe foi destinado. Não é a eloquência de alguém – nem seu porte físico, tampouco a aptidão intelectual – que fará a obra. A capacidade para cumprir o plano divino é dado àqueles que Ele escolhe.

O assunto é mais sério do que pensamos. O Senhor disse que havia jurado que Seu povo seria colocado em Canaã. Diante disso, como Ele é sábio, escolheu Josué para tal responsabilidade. Para certa obra ser feita em nossos dias, Ele escolheu você. Portanto, se foi escolhido por Deus, não desperdice sua chance, pois você foi premiado para ser um sucesso.

No final, Josué, tendo cumprido sua missão, veria que o Altíssimo teria sido com ele. Do que mais aquele servo do Senhor precisaria? Obedeça-Lhe, e Ele também será com você. Não é preciso ficar orando para que Deus seja com a sua vida; basta obedecer-Lhe!


Em Cristo, com amor,

R. R. Soares
Fonte:ongrace.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...