} .Header { text-align: center; } -->

19 setembro, 2011

Confissão Desastrada


Disse, pois, a Judá: Edifiquemos estas cidades e cerquemo-las de muros, torres, portas e ferrolhos, enquanto a terra ainda está quieta diante de nós, pois buscamos ao SENHOR, nosso Deus; buscamo-lo e deu-nos repouso em redor. Edificaram, pois, e prosperaram.2 Crônicas 14.7

 
Há coisas na vida que nunca deveríamos ter sequer intentado fazer, mas que fizemos e delas nos arrependemos. Existem outras atitudes nossas sobre as quais jamais concluímos que foram a causa de tanto infortúnio e, principalmente, de impedimento do agir de Deus em nosso favor. O que, no passado, aconteceu com o rei Asa explica muito bem o que vamos estudar nesta lição. Espero que ela sirva de alerta a todos os meus leitores.

Mesmo sendo o sucessor de Abias – um desastrado dirigente do povo de Deus –, Asa, seu filho, começou bem seu reinado e logo se pôs a fazer o que era certo aos olhos do Senhor. Com isso, a mão divina veio sobre a sua vida e sobre o seu reino, fazendo com que esse rei alcançasse muito sucesso. No entanto, como não vigiou, tomou uma decisão tola: convocou os israelitas e os instruiu a aproveitarem a prosperidade que lhes sobrevinha e a construírem muros e torres, a fim de se protegerem dos maus tempos que viriam. Ora, o Altíssimo, que havia levado Asa ao êxito, continuaria a ajudá-lo – como, hoje, Ele ainda faz conosco.

O diabo nos tenta de várias maneiras, até que caiamos em suas ciladas. Ele vem como se fosse um amigo mostrando o que nunca deveríamos ver. O problema ocorre quando passamos a agir como os que não conhecem a Palavra e se deixam levar pelas mentiras de Satanás. Em vez disso, nós, filhos de Deus, precisamos estar prevenidos para jamais decidirmos algo que esteja fora da Santa Escritura. De fato, somente devemos deixar a Palavra do Senhor dirigir-nos. Muitos cristãos, porém, com orgulho, dizem que fazem o que o coração manda, pois este jamais erra. No entanto, a Bíblia afirma que enganoso é o coração do homem e desesperadamente corrupto (Jr 17.9), e não é bom desmenti-lA!

Quanta infidelidade tem sido praticada pelo fato de alguém, seguindo a voz do próprio coração, achar que certa pessoa seria a ideal para ele – e não aquela com quem se aliançou em casamento! Provavelmente, muitos leitores meus foram vítimas do seu coração. No entanto, mesmo sabendo que essa atitude não agrada ao Senhor, muitos ainda cedem à oferta infernal quando são tentados por Satanás.

O temor do Senhor abençoava o governo de Asa, mas, de uma hora para outra, deixando-se levar pelo medo de sofrer uma invasão, ele teve a ideia de construir fortificações. Esse governante disse que deveria fazer isso enquanto a terra estava quieta diante deles. No entanto, o demônio pôde usar o etíope Zerá, que veio contra ele com um milhão de soldados (2 Cr 14.9-15).

Judá poderia ter continuado a ser muito próspera; afinal, Deus havia colocado a pessoa certa para estar à frente daquele povo. Entretanto, Asa deixou de observar a Lei do Senhor e passou a fazer o que o seu fraco e corrupto coração lhe dizia. Não imite esse rei nem faça o que o seu interior lhe pede. Quem andar nos caminhos de Deus jamais será condenado. Nas veredas divinas, há proteção, e o melhor é que o imundo não passa por elas.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

Fonte:ongrace.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...