} .Header { text-align: center; } -->

16 julho, 2011

Por que precisamos de sabedoria ?


Another_remedy_by_Haila_OurFarewell


Semana passada conversei com uma pessoa de nossa comunidade, que aos 18 anos ainda obedecia ao pai, mesmo discordando em alguns casos do que ele lhe pedia. Coisas realmente absurdas em pleno século XXI; como não ter e-mail por exemplo. O que você diria para essa jovem? Desobedessa seu pai? E, se essa jovem fosse sua filha, o que você gostaria que eu lhe dissesse?
Exatamente ontem, segunda-feira (7.6.10), visitei um senhor de 75 anos. Seu filho caçula tentou matar uma pessoa e depois tentou cometer suicídio. Nenhum dos dois morreram. Estão se recuperando em hospitais aqui da cidade. O que você diria para um pai nessa situação?

Por esta e outras razões, acho que no nosso mundo não faltam conhecimentos. Somos a geração do conhecimento. Temos a internet, as bibliotecas, as livrarias, os infinitos títulos de literatura especializada, os cursos, as graduações e pós-graduações, os vídeos didáticos, as pesquisas de ponta e a tecnologia de última geração. Para poucas perguntas a humanidade considera ainda não ter respostas. Tudo parece ao alcance das mãos. Ao alcance dos dedos.

Mas ao nosso mundo falta sabedoria. Sabedoria que vem do céu pra questões da vida. Conhecimento e sabedoria são coisas diferentes. Conheço pessoas estudadas e inteligentíssimas que ainda não encontraram o caminho da sabedoria. Suas vidas estão desmoronando e seus relacionamentos não são saudáveis. Sofrem com os desafios da vida e não apresentam qualquer organização pessoal. Só a sabedoria ensina a transformar informações em vivência e conteúdos em soluções.
Dentre as muitas razões pelas quais precisamos de sabedoria, destaco quatro:

1. Preciso de sabedoria porque boa parte dos meus problemas eu mesmo crio. Tomo decisões precipitadas, falo o que não deveria, envolvo-me com quem não poderia. Sou meu principal adversário e, não raras vezes, boicoto-me em meus sonhos e anseios mais profundos. Se tivesse sabedoria, pensaria antes de agir ou não agiria com o ânimo exaltado. Falaria com mais propriedade e não me permitiria semear frutos que não desejo colher.

2. Preciso de sabedoria porque boa parte dos meus problemas eu poderia ter evitado. Não sou culpado por eles. Se fizer uma análise imediata, sem demoras serei capaz de identificar quem o é. Mas, numa análise um pouco mais séria e responsável, descubro que, conquanto não tenha originado o problema, poderia tê-lo evitado de algum modo. Se tivesse sabedoria, seria mais conciliador, perdoador, proativo e dedicado à oração.

3. Preciso de sabedoria porque boa parte dos meus problemas já poderia estar resolvida. O sábio não fica chorando o leite derramado, mas logo inicia o processo pelo qual restaura o quebrado ou reconstrói o destruído. Não quer dizer que não me entristecerei pelos prejuízos vividos, mas que recomeçarei a cada queda experimentada. Se tiver sabedoria, confiarei mais em Deus, sua soberania e seu poder para levantar o caído.

4. Preciso de sabedoria porque boa parte dos meus problemas ainda exigirá muito de mim. É a mais pura verdade. Independentemente de culpas, méritos, fé ou planos. No mundo temos aflições. Se formos sábios, aprenderemos com as lutas e deixaremos a ansiedade diante do altar de Deus. Ele é fiel e cuida de nós.

Todos precisamos de conhecimento. Muito mais, porém, de sabedoria. Para chegarmos àquele, basta aproveitarmos os muitos recursos à disposição. Para chegarmos a esta, basta que peçamos a Deus. Como disse Tiago: “Se alguém necessita de sabedoria, peça a Deus, que a todos dá liberalmente” (1:5).


fonte: vineyardcafe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...