} .Header { text-align: center; } -->

16 julho, 2011

O "mau uso" da LÍNGUA !




“Na multidão de palavras não falta transgressão; mas o que refreia os seus lábios é prudente. A língua do justo é prata escolhida; o coração dos ímpios é de pouco valor.” Pv 10.19-20

“Quando são muitas as palavras o pecado está presente, mas quem controla a língua é sensato. A língua dos justos é prata escolhida, mas o coração dos ímpios quase não tem valor.”

“Quanto mais você fala, mais perto está de pecar; se você é sábio, controle a sua língua. As palavras dos bons são como a prata pura; as idéias dos maus não têm valor."

Fica evidente que os versículos citados querem mostrar a importância do controle da língua. “Quanto mais você fala, mais perto está de pecar”. Quantas vezes após uma longa conversa entre amigos ou parentes, percebemos que passamos do limite nas nossas conversas, e acabamos por pedir perdão a Deus pelo fato de ter criticado ou desmerecido alguém? O ser humano está sujeito a pecar, mas lembremos-nos das Palavras do Senhor quando disse: “Vigiai e orai para que não caiam em tentação” Mc 14.38. Vigiar é tão importante quanto orar, pois mostra um cuidado constante com nossas próprias palavras, gestos e pensamentos.

No Salmo 34 há uma promessa aos que guardam sua língua: “Quem é o homem que deseja a vida, que quer largos dias para ver o bem? Guarda a tua língua do mal e os teus lábios, de falarem enganosamente.” Sl 34.12-13. O texto citado promete a benção da longevidade aos cuidadosos no falar. Será que estamos vigiando com nossas palavras? Ou falamos coisas inúteis e más o tempo todo? Que a Palavra de Deus faça efeito em nossa vida!

Em Provérbios 11.12 lê-se: “O homem que não tem juízo ridiculariza o seu próximo, mas o que tem entendimento refreia a língua.” Ridicularizar os outros é pecado. Você já esteve no meio de pessoas que zombam dos outros? Parece que há quem vá ao culto para procurar motivos de caçoar o próximo, já vi irmãos zombando de pregadores, por errarem na pronuncia de alguma palavra. Tem gente que faz piada da roupa que alguém na igreja está usando, ou da própria fisionomia alheia. Saiba que por zombar do profeta Elizeu o Senhor repreendeu alguns meninos duramente:

“De Jericó Eliseu foi para Betel. No caminho, alguns meninos que vinham da cidade começaram a caçoar dele, gritando: "Suma daqui, careca! "
Voltando-se, olhou para eles e os amaldiçoou em nome do Senhor. Então, duas ursas saíram do bosque e despedaçaram quarenta e dois meninos.”
II Re 2.23-24.

Reflitam, isso vale para todos nós!!!

Um comentário:

  1. Graça e Paz.

    Vim retribuir a visita e já estou lhe seguindo.

    Ótima matéria tenho algo parecido,

    http://alexandrepitante.blogspot.com/2010/05/nocauteado-pela-lingua.html

    Deus te Abençoe muito.

    Abraço em Cristo, Alexandre Pitante.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...