} .Header { text-align: center; } -->

21 julho, 2011

PARTE DO TODO




Vivemos num mundo fragmentado. É assim nas escolas (onde separamos informação e conhecimento), é assim nas empresas (fatiadas por subdivisões e setores), é assim na grande maioria das igrejas evangélicas (onde separamos tudo em departamentos). Parece uma bobagem, mas é algo tão grave, que se tirarmos o templo e a música de algumas igrejas elas não saberão o que fazer. O momento ou o lugar, tomou o lugar do motivo.

A falta da visão do todo (no nosso caso, a falta de visão do Reino) subtrai o significado do trabalho e do envolvimento em tudo. Sem uma dimensão correta do significado do todo e, de cada parte, temos um baixo nível de compromisso por parte das pessoas.

Daí fica fácil observar o enorme desequilíbrio entre os esforços despendidos e os resultados obtidos em algumas coisas. (Em português claro: pouca gente fazendo o que todos deveriam se envolver. E às vezes, o pior: dentro dessa minoria fazedora, uma outra sub-divisão: gente que faz murmurando e reclamando).

Feito o diagnóstico, minha proposta nessas linhas é olharmos para nossas reuniões, celebrações, cultos (enfim, como você costuma chamar o ajuntamento da sua igreja) e nossos afazeres (ou se preferir: ministérios), com uma visão sistêmica (ou holística). Tudo na comunidade do Reino está inter-relacionado. Não existe algo mais ou menos importante.

Quando entendemos a relação que existe entre as coisas, aumenta nossa capacidade de compreensão do Reino, do mundo e da vida. Celebração, discipulado, oração, adoração, misericórdia, formam um todo indivisível. E o significado está no TODO! Não existe significado nas partes, eis a questão.

Não posso me isolar no mundinho da música, ou da oração e da transcendência. Essas coisas não são um fim em si mesmas. E, a fragmentação leva à alienação e à ignorância. Em outras palavras: limitação de ver o todo, incompreensão diante das relações entre as coisas, dificuldade de identificar processos de interdependência, baixa consciência dos vários fenômenos da vida e incapacidade de enxergar ordem nos entremeios do caos.

Abra seus olhos. Saia da alienação e da reclusão. Enxergue o todo. Ofereça o seu melhor e receba o melhor. O antídoto contra a alienação e a ignorância tem nome: CONHECIMENTO!

Mas não se trata de conhecimento linear e cartesiano. Trata-se de relacionamento profundo, genuíno e apaixonado. Não dá mais para aceitar pessoas adormecidas executando tarefas (ministérios) sem significado. A tarefa por si só, é muito pouco estimulante se não estiver relacionada com algo maior!

Que comece a revolução!


fonte: vineyardcafe by milton paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...