} .Header { text-align: center; } -->

20 setembro, 2011

Socorro! Desapareceram Nossos Referenciais!


50c4a0372e142ebf2e1aa0b39a43b22d92f02eab

Estamos testemunhando uma forte crise de valores. A moral, o respeito e o amor ao próximo deram lugar ao hedonismo (ética do prazer) e ao utilitarismo (ética do vantajoso). Essa crise gera outra, tão grave quanto a primeira: a crise de referenciais. Seu resultado? Desapareceram nossos modelos.

O ser humano precisa de modelos. As crianças aprendem suas primeiras práticas imitando os adultos – principalmente os pais. O mesmo com os adolescentes (que imitam grandes astros da música ou do esporte), com os jovens (que seguem os passos daqueles que são o que gostariam de ser) e com os adultos (que procuram viver como aqueles que admiram). Os referenciais são importantes na construção do caráter.

Na vida de fé não é diferente (não é por acaso que a Bíblia nos oferece vários modelos de fé e compromisso com Deus, para que sigamos seus passos). A dificuldade é que os referenciais estão desaparecendo. Até mesmo as lideranças cristãs têm sucumbido diante das propostas hedonistas e utilitaristas. Muitos crentes estão desamparados e o testemunho da igreja diante da sociedade não é dos melhores. Sobra carisma e falta caráter na igreja contemporânea.

O salmo 12 é resultado de uma grave crise de referenciais. Nas palavras do salmista, desapareceram os fiéis, não havia homens piedosos, todos falavam com falsidade, lábios bajuladores e coração fingido. Era uma geração perversa, onde a vileza era exaltada entre os filhos dos homens. As pessoas se esqueceram de Deus.

O que fazer quando os referenciais tornam-se escassos ou desaparecem? O salmista nos ensina, primeiro, que devemos deixar para Deus o desmascaramento de toda falsidade e pecado (corte o Senhor todos os lábios bajuladores…). Deus conhece os corações. Sabe quem é quem e julga retamente. A nós, cabe orar. Por nós e por nossos líderes. Que Deus exalte e abata quem quiser.

A segunda lição nos incentiva a manter um caráter aprovado mesmo em tempos de crise de valores (porei a salvo a quem por isso suspira…). A prática equivocada dos outros não é desculpa para os nossos deslizes e iniqüidades. Devemos confiar em Deus e nos santificar pela sua palavra (depurada sete vezes…).

Em terceiro lugar, aprendemos que devemos confiar no cuidado de Deus que nos livra dos perversos e falsos modelos (desta geração nos livrarás para sempre…). Deus cuida dos seus fiéis. Não permitirá que sejam destruídos pelos que há muito se desviaram. É Fiel.

Em tempos de crise de referenciais somos chamados a olhar para Jesus Cristo. Ele continua modelo absoluto de vida e relacionamento com Deus. Mas não é apenas uma referência positiva; é também nosso refúgio quando fraquejamos ou falhamos. Seu próprio Espírito nos ajuda a imitar seu exemplo e a prosseguir em seus passos.


Fonte: Vineyardcafe
Por: Marcelo gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...