} .Header { text-align: center; } -->

12 dezembro, 2011

Evangélicos transformam hits da música secular em canções evangélicas


Paródias existem no meio evangélico há anos e com a internet são divulgadas com maior rapidez.

Não é de hoje que sucessos da música secular ganham versões evangélicas e viram hits em cultos e festas dentro das igrejas. Na internet encontramos diversas paródias que trazem palavras do vocabulário evangélico em cima de músicas populares.

Entre as canções parodiadas encontramos o sucesso de Adriano Gospel Funk “Dízimo e Ofertas” uma paródia da música “Ritmo de Festa” cantada no programa de Silvio Santos. O vídeo postado em julho deste ano foi visto mais de 52.000 vezes e recebeu muitos votos contrários.

Outro vídeo de paródia que recebeu muitas visitas foi o MC Céu, um garoto dançando a versão gospel da música “Créu”, sucesso em 2008. O vídeo visto mais de um milhão de vezes traz no final a mensagem de que “Jesus é a única alternativa” para ir pro céu.

Essa semana chegou ao conhecimento de vários blogs de humor evangélico outra paródia, dessa vez com um sucesso mais recente, a música “Ai Se Eu Te Pego” do cantor Michel Teló foi adaptada por dois jovens evangélicos e virou “Assim eu prego”.

Para o pastor Armando Taranto Neto, da Assembleia de Deus em Itajaí, para uma música ser cantada na igreja precisa ser questionado uma série de aspectos como: Quem é o autor? Quais são suas convicções de valores? Qual é a fonte inspiradora da música? E da melodia? Em que circunstâncias foi a música criada? Está a letra de acordo com a sã Doutrina Bíblica?

Mas não é só isso, em sua opinião “tomar uma música popular de sucesso, seja de qual ritmo for, trocar a letra da mesma por refrões e rimas sem nexo, dando uma roupagem forçada de gospel, evangélica ou algo que o valha, e achar que Deus está neste negócio é no mínimo uma ‘Piada’”.

O pastor também afirma que, só o fato de trocar a letra da música não a transforma em sacra, muito pelo contrário, em sua visão a melodia também é importante, pois é ela que transmite o espírito. “A música não é só a letra, mas o “espírito” que ela carrega, entenda-se “espírito” como a intenção subliminar, das entrelinhas, oculta. Ainda que se troque a letra a melodia está lá.”

Histórias antigas

De fato a internet tem feito com que essas músicas sejam divulgadas com maior rapidez e cheguem ao maior número de pessoas. Mas engana-se quem pensa que as paródias evangélicas são coisas recentes, pois no final da década de 90 o cantor Cesarel gravou um de disco com canções que eram sucessos nos bailes funks cariocas com letras evangélicas, como é o caso do Rap do Pastor.

Em uma gravação sem data encontramos uma reportagem do Jornal Nacional que mostrava um culto da Igreja Universal do Reino de Deus onde o pastor pedia para que os fiéis levassem suas ofertas ao som da música “Ilariê” da Xuxa, com as palavras: “Tá na hora, tá na hora/ Tá na hora de ofertar/Traz aqui sua moeda, /pra Jesus te abençoar!”.

Veja os vídeos com paródias:





Fonte : Gospel +


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...