} .Header { text-align: center; } -->

09 setembro, 2011

De mãos dadas !

Ciência e fé são usadas na cura emocional e psíquica

Igreja cria Diaconia da Saúde e realiza 1.200 atendimentos nas áreas de psiquiatria e psicologia em um ano.

Por Raimundo Gomes

A Diaconia da Saúde, um ministério que a Igreja Batista Betel criou para ajudar pessoas carentes com problemas emocionais e psíquicos, vem dando excelente resultado na recuperação da saúde de moradores dos bairros de Jaraguá, Poço e outras localidades de Maceió. O atendimento é feito por um psiquiatra e uma psicóloga e na maioria dos casos psiquiátricos, o paciente recebe a medicação.

Funcionando há exatamente um ano, a Diaconia da Saúde foi criada por sugestão do psiquiatra e psicólogo Silas Benício Gomes. Todos os sábados, das 8h30 ao meio dia, ele atende de 12 a 15 pessoas em um consultório nas instalações da igreja. Em um ano fez 540 consultas. Na parte de psicologia clínica, outros 660 atendimentos foram feitos pela psicóloga Sandra Márcia Moura.

Dr. Silas reúne pacientes no salão social da IB Betel para dar ‘um bom dia a Deus’

O atendimento, assim como a medicação para quem não dispõem de condições, é gratuito. Dr. Silas pede apenas que seus pacientes levam um produto não perecível, que é destinado a outra diaconia da igreja, a de ação social.

“A nossa expectativa era atender a população mais carente dos bairros em nosso contexto; pessoas que não possuem plano de saúde ou tem e não pode pagar. Mas em casos de emergência, somos também procurados por membros da nossa igreja que têm condições, mas que confiam na Palavra de Deus e sabem que eu sou um veículo d’Ele na solução do seu problema”, explica o médico.

Antes das consultas, o psiquiatra reúne os pacientes no salão social da igreja e transmite uma palavra de esperança. Para ele, é ‘um bom dia a Deus’. “Eu utilizo os Salmos, os Evangelhos, as Parábolas de Jesus e o amor de Deus para mostrar, mesmo quando a pessoa está em situação difícil, querendo tirar a vida, que existem alternativas para seu problema. E a maior delas vem da Bíblica Sagrada”, conta o Dr. Silas.

Ele reconhece que a maioria dos seus colegas não aceita esse tipo de abordagem, “porque eles não levam em consideração a figura divina, Deus. Mas eu levo! O homem é humano e precisa ter um sentido de vida maior. Não é só alimentar o seu ego. Você tem que primeiro saber que é servo de Deus, que depende d’Ele. E é nesse contexto que trabalho e vejo surtir muitos resultados”, concluiu.


Crescimento e fé

A psicóloga clínica Sandra Márcia Moura, que atende crianças, adolescentes, jovens e adultos de segunda a sábado, disse que quando o psiquiatra deu a ideia de abrir a Diaconia da Saúde na igreja ela se propôs a ajudar no atendimento infantil, já que existe uma carência muito grande nessa área da psicologia. “Mas a demanda foi muito grande e passei a atender a todas as faixas etárias”, explica.

Psicóloga Sandra Moura: crescimento e fé


No início, ela atendia cinco pacientes aos sábados. “Hoje estou aqui todos os dias, com 16 crianças, oito adolescentes adultos. Em um ano, foram 660 atendimentos. Isso tem sido um crescimento na minha vida profissional e espiritual”, revela, lembrando que o trabalho também representa fé. “Cada dia, os ensinamentos de Deus me mostram como minha profissão é importante no auxílio ao próximo”, encerra.

Fonte:Raimundo Gomes é membro da Igreja Batista Betel em Maceió

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...