} .Header { text-align: center; } -->

21 setembro, 2011

Cristianismo "Fashion"



Nos últimos 25 anos – o que historicamente é pouco – vi no meio cristão/evangélico várias ondas de moda chegar e passar. Isso fica muito claro no título dos livros que estão na prateleira das lojas, no tipo de musica que é gravada e comercializada e, até no estilo e tema dos assuntos em nossos púlpitos.

De certa forma acho isso bom e necessário. Afinal de contas, a vida é dinâmica e, como já dizia o ditado popular: “pedra parada cria limbo”.

Em meio ao cristianismo fashion pra mim fica claro algumas coisas:

1. Quando louvor deixar de ser “estilo de música” devo continuar louvando. Porque louvor (como muito se fala e pouco se vive) é “estilo de vida”. Louvo meu Senhor por quem ele é e não necessariamente pelo o que ele fez em mim/por mim/apesar de mim. E isso não tem a ver com o estilo de música…

2. Quando o G12, G5, G8, igreja em célula, igreja com célula, etc. passar, devo continuar me reunindo com meus irmãos em grupos pequenos para estudo da Palavra e encorajamento. É nesse ambiente informal que as verdadeiras mudanças acontecem. Isso precisa ser maior do que o nome que batizo o grupo…

3. Quando a igreja se cansar de sua síndrome Angelina Jolie, devo continuar ajudando meu próximo. Porque não devo ajudar como modismo do momento, mas como uma atitude convicta de que a miséria e a má distribuição de renda são uma afronta a dignidade do ser humano, criado a imagem e semelhança de Deus.

4. Quando cuidar do meio ambiente deixar de ser assunto (e talvez isso demore, porque estamos dando os primeiros passos nessas searas), não posso me esquecer da missão primária dada por Deus: cuidar do seu jardim e expandir o seu Reino. O Reino se caracteriza pelo domínio (reinado) de Deus sobre tudo e sobre todos…

Confesso: Não vejo a hora disso tudo passar. Hora do cristianismo deixar de ser moda. Hora do cristianismo cair no esquecimento. Sonho com a hora dos holofotes se apagarem! Quem sabe, nesse momento, ou à partir dele, o cristianismo volte a ser algo pelo qual as pessoas estejam dispostas a morrer: ideal de vida. Uma causa!

Enquanto isso não acontece, vou fazendo minha parte na subversão e no silêncio, tendo de exercitar minha paciência.


Fonte: Vineyardcafe
Por: milton paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...